terça-feira, 21 de julho de 2009

Προμηθεύς - Prometeu!!! O homem modelo...

"Os benefícios que fiz aos mortais atraíram-me este rigor. Apoderei-me do fogo, em sua fonte primitiva: ocultei-o num cabo de uma bengala, e ele tornou-se para o homem a fonte de todas as artes e um recurso fecundo." - Ésquilo - Prometheus Desmontes, cerca de 463 a.C.

Na mitologia Prometeu e seu irmão Epimeteu tinham a tarefa de criar os homens e os animais. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu encarregou-se de supervisioná-la depois de pronta, assim Epimeteu atribuiu a cada animal seus dons variados, de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras a outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc. Porém, quando chegou a vez do homem, que deveria ser superior a todos os animais, Epimeteu gastara todos os recursos, assim, recorre a seu irmão Prometeu que roubou o fogo que assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Todavia o fogo era exclusivo dos deuses. Como castigo a Prometeu, Zeus ordenou a Hefesto acorrentá-lo ao cume do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia (ou corvo) ia dilacerar o seu fígado que, por ser Prometeu imortal, regenerava-se. Esse castigo devia durar 30.000 anos.
Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos dedicou-se a aventuras. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era uma exigência para assegurar a sua libertação.

Goethe, descreve em seu poema (item abaixo), um homem extraordinário, que se nega a venerar deuses ou estar sob submissão de alguém. A partir de então Prometeu ficou conhecido como uma importante figura no Romantismo. Pela negação à submissão divina, e por criar um personagem pronto para viver em liberdade sem nenhuma repressão, Goethe criou uma figura compatível com a ideologia de Karl Marx, que passou a considerar Prometeu como seu herói favorito. Além dos românticos, Prometeu também era um homem modelo de Marx...


Estou lendo Ésquilo, e recomendo a todos os meus queridos leitores...

Leia e faça como eu, apaixone-se por Prometeu....




2 comentários:

  1. Concordo com vc Léia, só queria complementar dizendo que a trajédia Prometeu Acorrentado, de Ésquimo, foi a primeira a apresentá-lo como um rebelde contra a injustiça e a onipotência divina, imagem particularmente apreciada pelos poetas românticos, que viram nele a encarnação da liberdade humana que leva o homem a enfrentar com orgulho o seu destino. Akasha

    ResponderExcluir
  2. A figura trágica e rebelde de Prometeu, símbulo da humanidade, constitui um dos mitos mais presentes na cultura ocidental. O poeta Hesíodo relatou, em sua Teogonia, como Prometeu roubou o fogo escondido no olímpo para entregá-lo aos homens. Na Grécia havia altares consagrados ao culto a Prometeu, sobretudo em Atenas, como por exemplo, nas Lampadofórias,uma tradicional festa das lâmpadas.

    ResponderExcluir

Seu comentário e importante, clique aqui!